Text page

Coletânea Série Sistema de Gestão Ambiental

Essa coleção para a gestão ambiental inclui quatro normas, permitindo a uma organização desenvolver e implementar uma política e objetivos que levem em conta os requisitos legais e outros requisitos por ela subscritos e informações referentes aos aspectos ambientais significativos.


29/06/2011 - Equipe Target

Uma visão da gestão ambiental

A visão e o objetivo das normas de Sistema de Gestão Ambiental é fornecer uma assistência às organizações coerente com o conceito de desenvolvimento sustentável. A norma NBR ISO 14004 consiste em diretrizes gerais sobre princípios, sistemas e técnicas de apoio e apresenta de forma global os sistemas de gestão ambiental e estimula o planejamento ambiental ao longo do ciclo de vida do produto ou do processo. Um dos componentes do sistema de gestão é o planejamento das atividades da organização para se atingir as metas e objetivos ambientais.

A Avaliação do Ciclo de Vida e as normas da família ISO 14040 podem e devem ser usadas como ferramentas de apoio ao planejamento do sistema de gestão. É neste contexto que a ACV, uma ferramenta focalizada nos produtos ou serviços, é utilizada de maneira complementar aos sistemas de gestão ambiental. A abordagem do desenvolvimento de produtos ou serviços considerando os conceitos de Ciclo de Vida (chamado de Life Cycle Thinking) é uma ferramenta poderosa que pode subsidiar o processo de planejamento da empresa e a sua consistência.

Já a NBR ISO 14001 contém apenas aqueles requisitos que possam ser auditados objetivamente. Aquelas organizações que requeiram uma orientação mais geral dos assuntos do sistema de gestão ambiental, terá como referências a ISO 14004. Não estabelece requisitos para o desempenho ambiental além do compromisso com a política ambiental, em conformidade com os requisitos legais aplicáveis e outros requisitos os quais a organização subscreva, prevenção da poluição e da melhoria contínua. Porém, duas organizações executando operações similares mas com desempenho ambiental diferente, podem estar em conformidade com os requisitos ambientais.

A adoção e implementação de uma ampla técnica de gestão ambiental de uma maneira sistemática pode contribuir com a otimização de resultados das partes interessadas. Entretanto, a adoção desta Norma Internacional não irá garantir a otimização destes resultados. De forma a alcançar os objetivos ambientais, é entendido que o sistema de gestão ambiental encoraje as organizações para considerar a implementação das melhores técnicas disponíveis, onde apropriado e economicamente viável, e que a eficiência do custo de tais técnicas sejam levados em conta.

Não inclui requisitos específicos de outros sistemas de gestão, tais como qualidade, saúde ocupacional e segurança, gestão de risco ou financeiro, porém seus elementos podem estar alinhados ou integrados com outros sistemas de gestão. Há a possibilidade de uma organização adaptar o sistema de gestão existente de forma a estabelecer um sistema de gestão ambiental que esteja em conformidade com esta norma internacional. No entanto, é demonstrado que a aplicação de vários elementos do sistema de gestão ambiental podem discordar dependendo do propósito entendido e das partes interessadas envolvidas. O nível de detalhe e complexidade do sistema de gestão ambiental, a extensão da documentação e os recursos empenhados irão depender de uma série de fatores, tais como o escopo do sistema, o tamanho de uma organização e a natureza das atividades, produtos e serviços. Pode ser o caso em particular dos pequenos e médios empreendimentos.

Esta norma especifica os requisitos relativos a um sistema de gestão ambiental, permitindo a uma organização formular uma política e objetivos que levem em conta os requisitos legais e as informações referentes aos impactos ambientais significativos. Ela se aplica aos aspectos ambientais que possam ser controlados pela organização e sobre os quais se presume que ela tenha influência. Em si, ela não prescreve critérios específicos de desempenho ambiental.

Aplica-se a qualquer organização que deseje: implementar, manter e aprimorar um sistema de gestão ambiental; assegurar-se de sua conformidade com sua política ambiental definida; demonstrar conformidade com esta norma ao: fazer uma autoavaliação ou autodeclaração ou buscar confirmação de sua conformidade por partes interessadas pela organização, tais como os clientes; buscar confirmação de sua autodeclaração por meio de uma organização externa; e buscar certificação do sistema de gestão ambiental por uma organização externa.

Para mais informações clique no link:

Coletânea Série Sistema de Gestão Ambiental

FONTE: Equipe Target

Anúncio fixo da norma NBRISO9001 Chegou o novo app Target GEDWeb!
Busque e visualize suas normas ABNT NBR NM
Recursos exclusivos de busca, leitura por voz,
acesso off-line, navegação por setor e muito mais!
Produto/Serviço relacionado à NBRISO9001

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Gestão ambiental - Avaliação do ciclo de vida - Princípios e estrutura
NBRISO14040 de 05/2009

Gestão ambiental - Avaliação do ciclo de vida - Princípios e estrutura

Diretrizes para auditoria de sistemas de gestão
NBRISO19011 de 12/2018

Diretrizes para auditoria de sistemas de gestão

Sistema de gestão ambiental - Diretrizes gerais sobre princípios , sistemas e técnicos de apoio
NBRISO14004 de 12/1966

Sistema de gestão ambiental - Diretrizes gerais sobre princípios , sistemas e técnicos de apoio

Sistemas de gestão ambiental - Requisitos com orientações para uso
NBRISO14001 de 10/2015

Sistemas de gestão ambiental - Requisitos com orientações para uso